9 de outubro de 2012

Happy Birthday, John!

Hoje, 09 de outubro é aniversário de uma das maiores lendas da música: John Winston Lennon.



Junto com Paul McCartney, ele formou o que seria uma das maiores, melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos! Quem aí não conhece pelo menos uma meia dúzia de clássicos dos Beatles?

John Lennon nasceu em Liverpool, Inglaterra. Era filho único de Alfred e Julia Lennon.
O primeiro casamento de John aconteceu no dia 23 de agosto de 1962, com Cynthia Powell, com quem teve seu primeiro filho: Julian Lennon. Em 09 de novembro de 1966, a artista plastica Yoko Ono estava expondo em uma galeria de arte em Londres, quando conheceu John. Mas, somente em 1968 é que os dois começaram a se envolver. Após a descoberta do affair, Cynthia pediu divórcio, deixando o caminho livre para Yoko. 
A partir de então, o casal se tornou inseparável e John chegou a alegar que ele e Yoko eram uma pessoa só. Então tá, né?
Com a separação dos Beatles em 1970 - até hoje, fãs culpam Yoko pela separação da maior banda de todos os tempos-, John lançou seu primeiro disco solo oficial: John Lennon/Plastic Ono Band, que contou inclusive com participação de Ringo Starr!
John e Yoko se envolveram em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores além de protestos que exigiam o fim da Guerra do Vietnã. 

Em 1975 nasceu Sean Lennon, segundo filho de John, fruto de seu casamento com Yoko. Nesta época, ele resolveu se dedicar a família e deixou a carreira de lado. Somente em 1980, John resolveu voltar a gravar.
Em Dezembro deste mesmo ano, Mark David Chapman disparou 5 tiros contra John Lennon (4 o acertaram) de uma arma calibre .38! Aos 40 anos, John não resistiu aos ferimentos e morreu. Chapman foi sentenciado e cumpre prisão perpétua.

Para terminar, uma de suas músicas que mais me tocam:

Happy Birthday, John!

Nenhum comentário:

Postar um comentário