26 de outubro de 2012

Frustração do dia!

Quem me conhece sabe que sou meio fanática com história! Quando fui a Berlim pela primeira vez em 2010, comecei a alimentar um interesse imenso pela história do nazismo, holocausto e etc. Inevitável, porque Berlim é uma cidade que respira história e cada esquina tem algo a oferecer. 

Ontem, lendo umas notícias aleatórias antes de dormir, tropecei na história de um senhor chamado Wihelm Brasse. Na verdade, tropecei na noticia da morte dele. Mas, who is this velhinho? 


Bom, Wihelm Brasse foi um Polonês prisioneiro de Auschwitz-Birkenau durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, descobriram que ele era fotógrafo e o "recrutaram" para documentar os prisioneiros no campo de concentração/extermínio. Ele fez fotos de identificação dos prisioneiros, experimentos médicos e tudo mais de tosco que acontecia lá dentro. Por muito sorte, ele foi transferido junto com alguns prisioneiros a outro campo de concentração na Áustria, onde ficou até que fosse libertado pelas forças Americanas.
Depois disso, Wihelm Brasse nunca mais conseguiu fotografar.
Muitas das fotos tiradas por ele em Auschwitz foram destruídas, mas as que restaram podem ser vistas no Auschwitz State Museum e no Yad Vashem em Israel.

Junto com a notícia da morte dele, descobri a existência de um documentário filmado em 2005. Nele, Wihelm fala um poco da história por trás das muitas fotos tiradas por ele.

Fiquei no auge da minha curiosidade e passei quase a tarde toda atrás de um link pra baixar o filme! E não é que achei? Mas daí a decepção: NÃO EXISTE LEGENDA PRA ELE!

Como lidar? Como viver? Como superar?
Considerei de tudo: baixar legendas em espanhol ou italiano (que também não existem) e até sei lá, entrar num cursinho de Alemão (esse filme tá em alemão?) e conseguir a assistir sem legenda.

Por isso, tô aqui na humildade relatando minha frustração, indicando o documentário (que mesmo sem ter assistido sei que é ótimo) e suplicando ajuda. Se alguém achar uma legenda, me fala!

Segue o trailer (legendado) pra quem quiser dar uma conferida:


4 comentários:

  1. Adoro ler/assistir tudo o que retrata sobre a segunda guerra, gosto bastante, também, dessa parte da história!
    Você esteve em Berlim?! Uaaaal!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse velhinho também, que olhar mágico para fotografia.
    Bjs

    estounanoia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba, me interessei muito pela história!
    Não sei se tenho o mesmo gosto que você para história, mas gosto muito de ver as histórias de pessoas que passaram por momentos como estes. Deixa de ser aquela coisa que você aprende no colégio e ganha uma personalidade, é muito maneiro.

    Gostei mesmo!

    http://cxdamari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu fiquei louca pra ver esse filme! Se você achar legendas, me avise!
    Beijinhos!

    Ann
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir