27 de outubro de 2012

The First Grader

Tô passando um sábado abandonada pelo namorado tranquilo e pra jogar um pouquinho da tarde fora, resolvi assistir um filme. Aluguei pela TV mesmo, e viva a praticidade! 
Eu procurei algo que chamasse minha atenção. Tô meio de saco cheio desses filmes comuns que todo mundo ama, adora e só tem gente linda mimimi. Foi aí que li a sinopse do filme The First Grader: "Aproveitando um anúncio do governo queniano que garantia a gratuidade da escola primária, um veterano de guerra Mau Mau encontra a oportunidade de aprender a ler e escrever aos 84 anos. Uma história comovente e baseada em fatos reais."
Ainda dei uma chegada no trailer e resolvi que era ele mesmo que eu ia ver.

Logo nos primeiros minutos já dá pra perceber que o filme vai ser emoção do início ao fim. Como a sinopse mesmo já indicia, o filme é baseado em fatos reais. Só por aí você já entende a profundidade da história que vão contar.
Vamos ao básico: o filme começa com o anúncio por parte do governo queniano que garante escola primária gratuita a todos. Logo no primeiro dia de aula, surge na porta da escola Maruge, um senhor de 84 anos que deseja estudar. A princípio os professores responsáveis pela escola se recusam a receber Maruge, com o argumento de que a escola primária é apenas para crianças, mas quando ele insiste e volta no dia seguinte trajando um uniforme e com caderno e lápis na mão, a professora Jane se comove e aceita recebe-lo em sua classe.
Maruge é um veterano de guerra Mau Mau, uma sociedade secreta que lutou pela liberdade e independência do Quênia. Ao longo do filme são exibidos flashbacks que mostram o sofrimento dele, que perdeu sua família (mulher grávida e um filho pequeno), e foi preso pelos Ingleses em espécies de "campos de concentração" passando pelas mais variadas torturas.
O maior desejo de Maruge é aprender a ler e escrever, pois quando era jovem não tinha recursos para tal. O que também influencia sua vontade de estudar é o recebimento de uma carta que ele deseja ser capaz de ler e compreender sozinho.

Não vou falar muito mais que isso, porque não quero estragar o filme pra quem se interessar. A história é linda, triste, feliz, um milhão de sentimentos misturados! O fato de ser uma história real aumenta ainda mais a emoção de tudo. Impossível não rolar uma lágrima ou outra.  Maruge é um personagem extremamente carismático e assim como ele vai conquistando as pessoas no filme, ele também conquista quem assiste.

Vale a pena e recomendo muito! É uma bela lição de vida, do desejo de aprender e de nunca desistir de seu sonho. "It's never too late to dream."












Não achei trailer legendado, mas resolvi postar mesmo assim!

4 comentários:

  1. que coisa boaaa! adoro quando viajo pela blogosfera e encontro dicas inusitadas de livros e filmes. tô numa fase super profunda e estou há três dias (!) sem livros porque preciso de alguma coisa pesada sabe? a alma tá pedindo... na falta quem sabe eu nao vejo o filme?

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. parece bem interessante e emocionante, gostei!:)
    :**
    www.the-girlss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Faz muito tempo que eu não assisto filme, eu amo filme, agora já sei qual filme vou assisti, vou preparar a pipoca haha

    ResponderExcluir
  4. Esse filme tem mesmo cara de ser bom! Eu me traumatizei nos ultimos dias por assistir 3 filmes péssimos em sequencia. Estava como você: Enjoada de filme comum. Aí destraumatizei vendo "Amelie Poulain" e "Para Roma com Amor"; Recomendo caso você queira ver mais algum filme fora do comum (:
    Sua dica de filme tá anotada! (:

    ResponderExcluir